A Bíblia diz-nos que no começo Deus criou o homem à sua imagem (Gênesis 1:27). Nessa época Deus e o homem viviam em perfeita harmonia num mundo perfeito. Mas depois uma serpente (Satanás), que outrora fora um anjo que queria acima de tudo ser exactamente como Deus, tentou Adão e Eva com as duas maiores mentiras que jamais foram ditas. Estas mentiras eram: ‘certamente não morrerão’ e ‘serão como deuses’ (Gênesis 3:4-5 e Deuteronômio 4:39). Adão e Eva voluntariamente aceitaram as mentiras de Satanás e rejeitaram o plano de Deus e as instruções para eles. É aqui que o pecado entrou na raça humana (Romanos 5:12).
Aprendemos também na Bíblia que por causa da pureza e santidade de Deus ele não pode ter pecado na sua presença (Habacuque 1:13 e Salmos 97:2). Então quando Adão e Eva, e subsequentemente cada um de nós na raça humana, escolhemos o caminho de pecado e rebelião (Romanos 3:10, 3:23 e 6:23), é simplesmente uma questão de justiça que impõe a nossa separação de Deus.
Da época de Adão e Eva até aos dias de hoje, a Bíblia conta a história de vários milhares de anos em que o homem tenta assemelhar-se a Deus à sua própria maneira e a reconciliar-se com Deus pelos seus próprios esforços. Estes esforços, por mais intensamente perseguidos que fosssem, nunca resultaram, nem nunca resultarão, porque o homem com a sua natureza pecaminosa não é capaz de alcançar o padrão de Deus de pureza absoluta (Isaias 64:6).
Então, se a história já provou claramente que o homem não pode assemelhar-se a Deus nem se reconciliar com Deus pelos seus próprios esforços, será que existe alguma esperança em podermos escapar desta natureza pecaminosa inata e do mundo imperfeito em que vivemos? A resposta é sim (Romanos 5:8)! É disto de que o cristianismo trata.
Deus na sua eterna misericórdia e amor providenciou uma solução (João 14:6, 5:24, Actos 4:12 e Efésios 2:8-9). Foi uma solução custosa mas foi a única solução para acabar com a separação que o pecado tinha causado entre o Homem e o seu criador (Hebreus 9:22). Deus deu o seu único e santo filho como um resgate merecedor para pagar o preço necessário para nos perdoar da condenação e justa separação de Deus causadas pelo nosso pecado (2.Coríntios 5:21 e João 3:16).
Apesar do sacrifício voluntário de Jesus Cristo na cruz ser o suficiente para limpar os pecados de todo o homem e de acabar com a eterna separação de Deus (1 João 1:7) Ele nunca forçou ninguém a aceitar a dádiva. No entanto ele oferece-a a todos que a desejarem e a pedirem (Romanos 10:9 e 13 e Mateus 10:32). Tanto reis como também pessoas pobres têm de vir todos a Deus da mesma maneira. Pois é pela graça que somos salvos e não por nós mesmos: é uma dádiva de Deus (Efésios 2:8). Muitos querem adicionar boas obras, boas acções e tradições religiosas como caminhos para a salvação (Tito 3:5 e Romanos 3:28); mas a Bíblia é clara quando diz que em fazer estas coisas o resultado é o oposto àquele que esperaríamos. Pois se tentarmos adicionar qualquer coisa à graça, então graça já não é graça. (Romanos 11:6 & Gálatas 5:4)
É apenas com um coração humilde e grato que a graça de Deus é recebida através da fé. E é só ao pé da cruz que podemos descansar com a segurança da nossa salvação da punição que nós merecemos pelos pecados que temos feitos.Esta breve explicação do plano de Deus para a nossa salvação é lhe dada para que possa vir para aquele que o ama mais do que possa imaginar se é esse o seu desejo. Os passos em baixo o guiarão. Fale com Deus em oração que está pronto para aceitar a dádiva do seu único e puro filho que vai limpar a sua vida. Agora é a altura para fazer uma decisão. Esta é a decisão mais importante da sua vida. (João 8:24) Por favor leve isto a serio pois pode não haver uma outra oportunidade mais tarde. (2 Coríntios 6:2)
Senhor Jesús,
Eu sei que sou pecador e compreendo (através da tua Palavra) que é o meu pecado que me separa de ti.
Peço desculpa pelo meu pecado e desejo virar dos maus caminhos que a minha vida tem seguido.
Deste dia em diante eu peço-Te que entres na minha vida e que sejas o Senhor e luz que guia a minha vida.
Eu agradeço-Te e aceito esta dádiva, o sacrifício que fizeste na cruz para me salvar dos meus pecados.
Obrigado por me perdoares os pecados e me salvares a alma.
Eu orei esta oração com o meu melhor entendimento e capacidade. Eu sei que não existem outros requisitos para ser cristão, mas que o verdadeiro sentido e propósito da vida vem quando eu deixo o meu “eu” morrer voluntariamente e deixo Jesus viver através de mim. Mais bênçãos virão, não só nesta vida mas também no céu, se eu for obediente e crescer no conhecimento e aplicação da minha fé cristã através da Palavra de Deus, a Bíblia.
Apesar de uma assinatura de um papel nada ter a ver com a salvação, fazê-lo pode ser útil para o ajudar lembrar a altura em que fez uma decisão ou compromisso com Cristo.
Eu (assinatura)____________________, li a mensagem escrita em cima e desejo dar a conhecer a
minha aceitação de Jesus Cristo como Senhor e Salvador da minha vida.
Eu (assinatura)____________________, li a mensagem escrita em cima e não desejo neste momento
aceitar Jesús Cristo como Senhor e Salvador da minha vida.
*Note em Mateus 12:30 que não fazer uma decisão sobre Jesus, e o seu relacionamento com Ele, é de facto uma decisão contra Ele. Mesmo que o nosso Deus é um Deus de segundas oportunidades, não fazer uma decisão é como fazer uma decisão em que diz ‘não’.
Referências Bíblicas
(Faça o favor de ler esta página também)
Gênesis 127 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 34 Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. 5Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.
Deuteronômio 439 Pelo que hoje deves saber e considerar no teu coração que só o Senhor é Deus, em cima no céu e embaixo na terra; não há nenhum outro.
Romanos 512 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte
passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.
Habacuque 113 Tu que és tão puro de olhos que não podes ver o mal, e que não podes contemplar a perversidade, por que olhas pára os que procedem aleivosamente, e te calas enquanto o ímpio devora aquele que e mais justo do que ele.
Romanos 3 10 como está escrito: Não há justo, nem sequer um.
Romanos 323 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Romanos 623 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Señor
Isaías 646 Pois todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos
como a folha, e as nossas iniqüidades, como o vento, nos arrebatam.
Romanos 58 Mas Deus demonstra seu amor por nós pelo fato de Cristo ter morrido em nosso favor quando ainda éramos pecadores.
João 146 Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.
Atos 412 Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu, não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos".
Hebreus 922 De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão.
João 524 "Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado,
mas já passou da morte para a vida.
Efésios 28 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; 9 não por obras, para que
ninguém se glorie.
Tito 35 não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,
Romanos 328 Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à lei.
Romanos 116 E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.*
Gálatas 54 Vocês, que procuram ser justificados pela lei, separaram-se de Cristo; caíram da graça.
2 Coríntios 521 Deus tornou pecado* por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.
João 316 "Pois Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito* para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a
vida eterna.
1 João 512 Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida.
1 João 17 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho,
nos purifica de todo* pecado.
Romanos 109 Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos,
será salvo.
Lucas 119 "Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.
Jeremias 2913 Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.
2 Coríntios 710Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera
a morte.
Romanos 1013Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Mateus 1032 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
João 824 Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados; porque, se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.
2 Coríntios 62(porque diz: No tempo aceitável te escutei e no dia da salvação te socorri; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora
o dia da salvação);
Mateus 1230 Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.
*Se ainda não resolveu a questão do seu destino eterno e relacionamento com Jesus Cristo, faça o favor de voltar para a oração na página anterior e entregar a si mesmo para Ele em confiança total. Jesus Cristo ama-o e convida-o para aceitar o dom e preço que Ele já fez para o livrar dos seus pecados. Ele está à sua espera agora (2 Corintios 6.2) mas a Bíblia nos ensina que o dia virá quando Ele não pode esperar mais. Faça o favor, não durma hoje para acordar no inferno amanhã. Há uma saida - é Jesus. É a sua responsibilidade aceitar ou rejeitar o preço que Ele pagou. Se quiser que a sua velha vida de pecado e rebelião morra, lembre-se que pode pedir a Deus pela ajuda que é preciso para cumprir isto na sua vida. Outras coisas importantes são: ler a Bíblia, orar, e juntar-se com outros crentes para adoração e estudo.